Páginas

Ensino médio: os três melhores anos da vida



Os três anos do ensino médio são os mais legais da vida para curtir T-U-D-O: namorar, ir às festas, fazer amizades verdadeiras, planejar a formatura... Então, o segredo é aproveitar cada minuto antes que acabe!


Você vive dizendo que não vê a hora de fazer 18 anos, ter a sua grana, o seu carro, a sua independência? Pois é bom saber que a fase que vem logo depois do ensino médio é também marcada por um aumento absurdo no número de responsabilidades: é a época de estudar pra valer na faculdade, de garantir um bom emprego, de começar a pagar as suas contas! E aposto que você não tinha pensando nesse "outro lado" de sair da adolescência, não é mesmo? Então, que tal aproveitar a sua realidade como ela é hoje? E se você estiver cursando o ensino médio – ou se estiver prestes a entrar nessa fase – melhor! Dá para se divertir o máximo possível durante esse período especial. Confira as dicas das leitoras que estão passando por essa fase ou que se formaram e já estão morrendo de saudade do que passou! 

"Nessa fase, é fácil fazer novas amizades, porque, na maioria dos colégios, rola muitas atividades em que a galera se encontra. Além disso, como estamos amadurecendo juntos, parece que tudo fica mais intenso", conta Mariana Burali, de 16 anos, que está no segundo ano. O segredo para se dar bem com gente de todo tipo? "É preciso conviver com o defeito do outro, saber que cada um tem o seu modo de pensar e que não existe um jeito certo. Basta que se aceitem do jeito que são", ensina Lara Tuanna, de 15 anos, também do segundo. Fazer a social é bacana, mas é importante saberdiferenciar os amigos. Você vai perceber que alguns são ótimos pra estudar, outros pra ir à balada e, claro, aparecerão aqueles em quem você pode realmente confiar. Só não rola se envolver com uma turma-encrenca.

É nessa época que muitas escolas organizam campeonatos, para envolver a galera. "Eu participei do torneio de futebol e foi muito legal. Você acaba jogando com gente diferente e faz amizade até sem querer", garante Lara. Quem não curte esporte pode fazer amigos de outro jeito. Cínthia Pinheiro, de 15 anos, que passou para o segundo, encarou as Olimpíadas de Matemática. Iana Cordeiro, de 16, que está no terceiro ano, participou de um concurso de redação, e Tamires Nilith, de 17, que acabou de se formar, fez a farra no campeonato de pebolim. "O importante é fazer o que gosta", diz.

Outra coisa bacana que acontece no ensino médio é que os professores são mais próximos. “Acho que eles ficam mais engraçados e descontraídos no ensino médio. Eles deixam rolar e depois cada um que arque com as consequências do que fez”, diz Iana. A Cínthia, por exemplo, ficou tão amiga de um dos seus professores que conversa com ele direto pelo MSN, esperando conselhos e uns toques espertos. "Tenho uma professora que me ajudou a superar umas situações complicadas em casa", lembra Ana. Mas não rola confundir as coisas. Afinal, não é porque o cara é legal que vai dar mais nota, se você não estudar

"De tudo o que vivi no ensino médio, o que me marcou mais foram as amizades. Agora que não nos veremos mais todos os dias, eu e meus amigos juramos que vamos dar um jeito de manter contato", diz a Monique. A Ana, que ainda está no segundo ano, concorda. "Quando isso aqui acabar, vou sentir falta de muitas coisas, mas principalmente dos amigos de verdade". Para quem ainda está vivendo essa fase, a dica de todas elas é aproveitar cada momento. E cultivar o afeto, a atenção e o carinho, para que eles se prolonguem por muitos anos, mesmo que a turma siga por caminhos diferentes. “Eu achava meio chata essa coisa de ter de ir pra escola todo dia, fazer lição, trabalho, prova... Não via a hora de ir pra casa dormir. Agora que eu terminei o ensino médio, começo a sentir falta de tudo isso, fico pensando que podia ter curtido mais os meus amigos. Esse é o recado mais importante para asleitoras da Atrê: aproveitem muito a turma porque, mesmo que continuem amigos, a vida muda muito e aquela diversão nunca mais será a mesma", avisa. Viu só? Então, bora ser feliz enquanto é tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário