Páginas

As ameaças à pele no inverno


Não apenas gripes e resfriados que colocam a saúde em risco no inverno. Maior órgão do corpo humano, a pele é uma das mais sofre. No inverno, ela fica mais ressecada, perde a oleosidade, fica sem brilho, sensível e áspera. É comum o aparecimento de dermatites, descamações e rachaduras provocadas pelo frio.
— Para ter a pele saudável, é importante mantê-la hidratada — explica a dermatologista Renata Machiori Bakoso, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Sul (SBD-RS), que está lançando uma campanha para alertar os gaúchos para necessidades de cuidados com a pele no inverno.
Um erro comum, por exemplo, são os banhos com água muito quente, que retira a pouca gordura que resta na pele no frio. Essa gordura serve como proteção natural contra o ressecamento.
Cuidados
O dermatologista Renato Bakos orienta como manter uma pele saudável com temperatura baixa:
Banhos — Devem ser curtos e com água morna. Evite banhos quentes e o uso exagerado de sabonetes e xampus. Prefira sa bonetes com algum tipo de hidratante. Não é recomendável a utilização de esfoliantes (esponjas, buchas ou sabonetes).
Rosto — Não é preciso lavar várias vezes ao dia, como no verão. Para recompor a perda da oleosidade, use hidratantes suaves. Não abandone o filtro solar. Mesmo no inverno, os raios ultravioleta podem causar envelhecimento, manchas e câncer de pele.
Lábios — Dê atenção especial aos lábios, que sofrem com rachaduras provocadas pelo ressecamento. Normalmente, o incômodo desaparece com o uso de protetores labiais, que mantêm um aspecto natural dos lábios.
Dermatites — Provoca o aparecimento de casquinhas, vermelhidões e coceira, especialmente no couro cabeludo (caspa ou dermatite seborreica) e no rosto e outras partes do corpo (dermatite atópica).
Micoses — São causados por fungos que crescem principalmente em áreas de abafamento e umidade. É recomendado manter os pés bem secos, especialmente após o banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário