Páginas

Cuidados que devemos ter com os gatos


Olá meus queridos,hoje trouxe aqui diquinhas para quem ama esses bichanos fofos que são os gatos.Esses bichinhos são fofos,carinhosos,manhosos e também delicados,temos que ter cuidados com ele.
Pensando nisso separei aqui dicas para você cuidar bem do seu miumiu.

Como devo receber o meu novo gatinho?
É necessário possuir uma caixa própria para transportar o seu gato com toda a segurança e que ao mesmo tempo possa servir de abrigo.
Se for o seu único gato deixe-o pela casa com toda a liberdade. Se já tiver mais gatos peça ao seu médico veterinário o aconselhamento necessário para a introdução de novos gatos em casa.
Evite agarrá-lo, passá-lo de mão em mão ou sujeitá-lo a ambientes muito agitados.
Uma vez em casa o gato deve encontrar todos os objectos que lhe são indispensáveis: cama, caixa de areia, pá para recolher as fezes, comedouro/ bebedouro e brinquedos.
Os gatos são por natureza verdadeiros exploradores. Cuidado com fios eléctricos, tomadas de electricidade, pesticidas, herbicidas, objectos de pequenas dimensões (elásticos, pionés, agulhas), varandas, etc.
Como devo alimentar o meu gato?
A alimentação mais apropriada para o seu gato são os alimentos comerciais superpremium, pois fornecem todos os nutrientes indispensáveis e são muito apreciados pelos gatos. Por outro lado são menos dispendiosos que a comida caseira já que não se deterioram nem exigem qualquer preparação.
Gorduras e molhos são prejudiciais à sua saúde.
Deixar sempre água à disposição.
Devo optar por comida húmida ou seca?
O alimento húmido tem um maior teor em água logo a quantidade a administrar tem que ser 3 vezes superior, ao contrário do seco que possui uma grande concentração de nutrientes, conservando-se durante mais tempo e sendo assim mais prático e económico.
Que cuidados de higiene devo prestar ao meu gatinho?
pêlo deve estar sempre liso e brilhante. A escovagem deve ser realizada regularmente para remover os pêlos mortos, evitando que o gato os engula e impedindo assim a formação das bolas de pêlo no estômago.
Para prevenir as bolas de pêlo devemos administrar 2-3 vezes por semana um laxante natural que ajudará à eliminação do pêlo através das fezes.
Quando necessário, o banho deve ser dado com água morna e produtos de utilização exclusiva para gatos. Depois do banho convém secá-lo muito bem, se possível com um secador. O número de banhos a tomar depende do tipo de pêlo, actividade e alojamento do seu gato.
Os olhos devem ser brilhantes e livres de corrimentos. A sua limpeza deve ser diária com uma solução oftalmológica adequada.
Os ouvidos devem estar sempre limpos. Não deve utilizar cotonetes, álcool ou água oxigenada, mas sim produtos de limpeza próprios que se colocam no canal auditivo, retirando o seu excesso com uma compressa de gaze. A frequência das limpezas deve ser semana.
A higiene oral do seu gatinho é importante para evitar a formação de tártaro, inflamação das gengivas e em situações mais extremas a queda dos dentes. Devemos fazer a escovagem diária dos dentes com escova e pasta própria.
O corte de unhas pode ser importante para evitar estragos na mobília lá de casa. O ideal é começar a habituá-lo desde cedo. Peça ao seu médico veterinário que lhe ensine.
Que cuidados médico-veterinários são necessários para a saúde do meu animal de estimação?
A vacinação deve ser realizada logo a partir das 8 semanas de vida para evitar as doenças infecto-contagiosas (Rinotraqueíte Infecciosa Felina, Panleucopénia, Calicivirose, Leucemia e Raiva).
Os gatos podem ter dois tipos de parasitas: internos e externos. A desparasitação (“remédio das bichas”) deve ser iniciada aos 15 dias de vida, repetir cada 15 dias até aos 3 meses, passando depois a ser mensal até aos 6 meses. A partir daí o animal deve fazer a desparasitação de 3-3 meses. Devemos manter sempre o nosso animal protegido de parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos, mosquitos e ácaros) utilizando produtos adequados todos os meses.
A esterilização pode aumentar a esperança média de vida do seu gato. Esta deve ser realizada antes da puberdade mas pode ser realizada em qualquer fase de vida do seu animal.
Quais os cuidados que devo ter com a vacinação?
  • Nenhum gato deverá sair à rua enquanto não completar o seu esquema de vacinação;
  • Nunca atrasar a vacinação do seu gato;
  • Os animais não podem ser vacinados se estiverem doentes;
  • Não deixe de vacinar o seu gato só porque não sai à rua.
Que cuidados devo ter quando viajo com o meu gato para fora do Porto?
Sempre que faça uma viajem com o seu gato contacte o seu médico veterinário com 1 mês de antecedência. Existem doenças infecto-contagiosas fora da zona urbana do Porto para as quais existe prevenção específica.
O que é a Identificação Electrónica?
A Identificação Electrónica é um método eficaz para fazer uma identificação de um animal de forma correcta e séria, permitindo a responsabilização dos proprietários e melhorando problemas como o desaparecimento e o abandono dos animais.
Quais as exigências legais que o meu gato tem de cumprir?
  • É obrigatório o registo e licenciamento anual na Junta de Freguesia da sua residência.
  • O passaporte para animais de estimação, ou de companhia, é obrigatório para qualquer animal doméstico que viaje na União Europeia desde o dia 1 de Outubro de 2004.
  • É obrigatório transportar os animais dentro de transportadoras no interior de viatura individual;
  • A deslocação de animais de companhia em transportes públicos não pode ser recusada. Desde que se encontrem em adequado estado de saúde e higiene, sem que apresentem sinais evidentes de doença contagiosa ou parasitária. Desde que sejam devidamente acompanhados, acondicionados e sujeitos a meios de contenção que não lhes permitam morder ou causar danos ou prejuízos a pessoas, outros animais ou bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário