Páginas

Dicas para parar de comprar compulsivamente


Que toda menina gosta de comprar isso não é novidade né ?Comprar de formal civilizada é algo super normal e que faz muito bem parar autoestima,mas quando o assunto foge um pouco de controle e passa a ser uma doença,na qual você compra uma coisa que talvez nem vá precisar ou que compra e já tem o mesmo produto em casa.

Pensando nisso,resolvi dar algumas dicas para comprar de forma correta e saudável.



  1. Identifique uma “necessidade” de um “querer” – aprenda a reconhecer quando você necessita de algo e quando você simplesmente quer, deseja algo, dessa forma você estará controlando seus impulsos de gastar dinheiro com coisas que você realmente não necessita.Conhecendo pessoas que sofrem desse problema, digo mais: não entrem em nenhuma loja que está escrito promoção na porta, pois entram atraídas pela palavra e saem carregadas de coisas que nunca irão usar, mas que o preço estava bom. Vai entender?
  2. Se sabe que você tem problema, tente evitar lojas e shoppings – aqui a melhor maneira mesmo é EVITAR, dê a volta maior, mas não passe na porta, não entre, não visite um shopping, a não ser que seja extremamente necessário.Como já deu para notar, eu gosto de dar meus pitacos nas dicas dos outros, então utilizando o meu vasto conhecimento de mulheres que gastam compulsivamente, digo para correr até mesmo de caixas eletrônicos. Tenho uma amiga que entra no vermelho toda hora porque passa no caixa e faz empréstimos, ali na hora, ela e a máquina.
  3. Não caia no conto de que vai se dar bem – evite as promoções (eu já tinha avisado lá em cima) a menos que seja absolutamente necessário.Entendeu que é para sair de casa preparada para o que irá comprar? Então, mantenha-se focada e boa sorte.
  4. Programe um orçamento e mantenha-se nele – faça uma lista de quanto irá entrar de dinheiro durante o mês, tente separar 10% na poupança, faça uma lista das despesas, veja o que sobra e se sobra e pense muito bem o que irá fazer com esse dinheiro.
  5. Quando comprar presentes – lembre-se de perguntar ou tentar descobrir o que as pessoas desejam, além de receberem o presente que realmente querem, irá te ajudar a não ficar enchendo a cabeça de caraminhola, entendeu não é?
  6. Comece a anotar – anote tudo o que gasta no mês, isto ajudará a determinar onde gastar o seu dinheiro, assim você poderá ter uma noção mais real das suas metas financeiras.Eu faço isso já fazem alguns anos, tento anotar o máximo possível, no Brasil é mais difícil porque quase nunca os estabelecimentos dão a nota ao cliente na hora que a compra é efetuada, então junto as notas que consigo, tento sempre ter uma caneta na bolsa e vou anotando o que gasto em dinheiro, no final não tenho nem como dar desculpas que o meu dinheiro voou e eu nem sei onde foi parar, porque sei exatamente com o que gastei e às vezes posso até mesmo me dar uma chamada de atenção básica.Tenta e depois fala o que você achou.
  7. Carregue uma lista de compras – tente planejar suas compras, quando for ao supermercado faça uma lista e compre apenas o que anotou. Tente deixar seus cartões de crédito em casa. Pague com dinheiro, cheque, ou um cartão de débito.Lista de supermercado é algo que eu ainda estou trabalhando, sempre faço, nem sempre levo, mas mesmo quando levo acabo comprando coisas a mais, o que posso fazer? Seguir o conselho número 7.
  8. Carregue uma lista de compras – tente planejar suas compras, quando for ao supermercado faça uma lista e compre apenas o que anotou. Tente deixar seus cartões de crédito em casa. Pague com dinheiro, cheque, ou um cartão de débito.Como eu sou bem preguiçosa, recomendo assistir um filme.
  9. Procure ajuda – peça a uma amiga ou parente a te lembrar a não gastar, dessa forma vai ser uma ajuda externa contra essa compulsão.
  10. Dê a você mesma um prêmio simbólico – após se esforçar por um mês ou dois, compre algo que vai fazê-la sentir-se bem. Não tem que ser caro (lembra-se de: você tem um orçamento seguir!).Não vai achando que essa dica é para depois de um mês você sair gastando igual uma louca desvairada, nada disso, o prêmio pode ser uma tarde no cinema com uma amiga(o), um jantar em um restaurante japonês (amo muito), enfim, algo que você irá curtir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário