Ultimamente eu adquiri o terrível hábito de observar demais as pessoas. E uma das coisas que eu venho observando com uma freqüência assustadora é a inspiração obsessiva que algumas pessoas tem por outras, sejam elas artistas, blogueiras ou até mesmo aquela amiga inseparável.
Todos nós nos inspiramos em algo durante a vida, nos nossos pais, irmãos mais velhos, amigos, a mocinha da novela e vários outros ícones que nos fazem ter vontade de ser alguém diferente do que somos “originalmente”. O problema é quando essa inspiração se transforma em obsessão.
A pessoa passa a exagerar demais e acaba se transformando na outra pessoa, e isso pra mim é muito preocupante e acima de tudo, triste. Triste porque a pessoa deixa de ser ela mesma e passa a ser uma esponja, um vaso vazio que passa a ser preenchido apenas pelas coisas externas, ou seja, a essência da pessoa vai pra algum lugar escondido no espaço e desaparece.
Aqui na blogosfera isso é mais comum e por isso ainda mais assustador. Ultimamente é muito comum, quando uma blogueira atinge um patamar legal na internet, é reconhecida e atinge um certo grau de popularidade, ver outros blogs inspirados excessivamente até de forma obsessiva brotando como digletts do chão: nomes parecidos, layouts no mesmo estilo, fotos iguais, textos quase idênticos e ultimamente no nível mais hard da coisa: fotos no instagram idênticas com a mesma legenda, e acreditem há quem reproduza fielmente o visual, as poses para fotos e até mesmo hábitos particulares da outra pessoa.
Isso é medonho, acho até que é doença. Só pode ser um distúrbio psicológico muito grave de uma pessoa querer ser outra de forma obsessiva desse jeito. Me preocupo, tenho medo de um dia pessoas assim enxergarem, mesmo com todos à volta deixando isso bem claro, que são apenas uma reprodução de uma outra pessoa, apenas uma cópia, um vaso vazio, uma esponja que suga tudo de bom que as outras fazem para si. É muito triste se ver nessa situação, eu acredito.
Juro, não entendo como a pessoa não percebe e não procura mudar. Ou será que percebe e num olhar mais amedrontador faz isso na expectativa de pegar carona no rabo do cometa da outra pessoa? Isso sim é preocupante. Acho que deve ser bastante triste, saber que as pessoas comentam, que você não é nada mais que uma reprodução de outra (pra ser mais benevolente e não dizer: você é uma cópia descarada).
Aí, fica a minha pergunta, será que essas pessoas são felizes? Será que elas tem sonhos na vida além de ser uma reprodução perfeita de outra pessoa? Acho que não… E fica o meu conselho, procure o que há de bom em você, a vida de ninguém é perfeita a ponto de você colocar a sua de lado pra tentar se transformar em outra. O que você pretende ser daqui uns anos quando tudo isso deixar de ser importante. Olhe no espelho e pergunte: “Quem sou eu?”. Se você não tiver uma resposta pra isso, minha amiga, você tem um sério problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário