Segundo ano do Ensino Médio e eu aqui já super preocupada com minha faculdade.Ano que vem vou fazer o vestibular e estou super indecisa em relação a qual faculdade irei escolher para ser minha profissão,eu estou em dúvida entre Psicologia ou Consultoria de Moda,mas acho que a segunda opção tem mais a ver comigo haha.
Para quem quer fazer essa faculdade assim como eu,bora saber mais sobre o mundo moda?
Seu foco principal é ajudar o cliente na definição do estilo pessoal, na escolha das melhores opções para aquele tipo físico, elaboração de um guarda-roupa eficiente e até a adequação ao ambiente de trabalho. “É preciso ter referência de moda e senso estético apurado para valorizar as qualidades de cada pessoa”, diz Ilana Berenholc, a pioneira em consultoria no Brasil.
O Consultor de Imagem é o profissional que ajudará o cliente a construir uma imagem favorável e a desenvolver sua autoconfiança na hora de se vestir. Para isso, ele utiliza técnicas para identificar o estilo pessoal e orientar o cliente a escolher o tipo de roupa adequado às suas necessidades, valorizando o tipo físico e harmonizando a aparência.
A maioria das pessoas confunde Personal Stylist com Consultor de Imagem. Apesar de serem profissões muito parecidas, há uma pequena diferença na nomenclatura. Enquanto o Personal Stylist preocupa-se apenas com as roupas, com a moda e a vestimenta, o Consultor de Imagem avalia a imagem da pessoa como um todo, incluindo análise de pele, cabelo, maquiagem, comportamento e etiqueta. Ou seja, todo Consultor de Imagem é um Personal Stylist, mas nem todo Personal Stylist é um Consultor de Imagem.
Se você se identificou, veja o que é preciso para fazer carreira nesta área:
1) Primeiro passo: fazer um bom curso. No Brasil, os cursos mais recomendados são o da Ilana Berenholc (São Paulo) e o SENAC. No exterior, o FIT (Nova York) e o Instituto Marangoni (Milão, Paris e Londres). Ainda não existe faculdade de Consultoria de Imagem no Brasil.
2) Recomendo: Procurar um profissional experiente e oferecer para ser seu assistente. O estágio é fundamental para colocar em prática todos os conhecimentos teóricos.
3) Criar uma marca (logotipo) que identifique e tenha coerência com o seu trabalho (não adianta ter um cartão de visitas lindo cor de rosa com florzinhas, se o seu público alvo são advogados ou empresários do meio corporativo).
4) Fundamental: Divulgação do trabalho. Se possível, contrate uma assessoria de imprensa para te projetar na mídia (aparecer em programas de TV e revistas falando sobre moda é uma excelente forma de divulgação).
5) Crie um bom site ou blog.
6) Associar-se a AICI – Association of Image Consultants International – para obter a certificação internacional e aumentar sua credibilidade e reconhecimento.
Além da consultoria pessoal, é possível prestar outros serviços, como: dar palestras em empresas, treinar vendedoras e gerentes de lojas, orientar lojistas na compra de peças e ministrar cursos na área.
1) Primeiro passo: fazer um bom curso. No Brasil, os cursos mais recomendados são o da Ilana Berenholc (São Paulo) e o SENAC. No exterior, o FIT (Nova York) e o Instituto Marangoni (Milão, Paris e Londres). Ainda não existe faculdade de Consultoria de Imagem no Brasil.
2) Recomendo: Procurar um profissional experiente e oferecer para ser seu assistente. O estágio é fundamental para colocar em prática todos os conhecimentos teóricos.
3) Criar uma marca (logotipo) que identifique e tenha coerência com o seu trabalho (não adianta ter um cartão de visitas lindo cor de rosa com florzinhas, se o seu público alvo são advogados ou empresários do meio corporativo).
4) Fundamental: Divulgação do trabalho. Se possível, contrate uma assessoria de imprensa para te projetar na mídia (aparecer em programas de TV e revistas falando sobre moda é uma excelente forma de divulgação).
5) Crie um bom site ou blog.
6) Associar-se a AICI – Association of Image Consultants International – para obter a certificação internacional e aumentar sua credibilidade e reconhecimento.
Além da consultoria pessoal, é possível prestar outros serviços, como: dar palestras em empresas, treinar vendedoras e gerentes de lojas, orientar lojistas na compra de peças e ministrar cursos na área.
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